Resenha: Razão e Sensibilidade - Jane Austen (livro)

11:13


Oi pessoal :) Como estão? Uma das minhas metas de férias é ler pelo menos 10 livros durante minhas 10 semanas de folga! Eu já li 6 u3u E como eu também tenho outra meta que é ler todos os livros da Jane Austen... Uni o útil ao agradável e escolhi "Razão e Sensibilidade" pra entrar na minha lista! E vim compartilhar com vocês o que achei desse livro!


“Razão e sensibilidade” teve sua primeira edição em 1811, e foi o primeiro livro de Jane Austen, porém foi lançado com o pseudônimo de “A lady”. 


A estória se passa na Inglaterra do século XIX, e acompanha a trajetória das irmãs Elinor, Marianne e Margaret Dashwood, junto de sua mãe, logo após a morte de seu pai, o Sr. Dashwood. A herança da família Dashwood ficara exclusivamente para o irmão mais velho do segundo casamento, seguido, portanto, os costumes patriarcais daquela época. As irmãs, em vista de suas dificuldades financeiras, acabam por ir morar em uma pequena casa no campo e, apesar de tudo, acabaram encontrando o amor, de diferentes formas.
Uma das qualidades dos livros da Jane Austen são os ótimos personagens e os relacionamentos entre eles, que são muito bem elaborados. E esse é o ponto forte desse livro. A relação amorosa entre irmãs, a inveja, o preconceito contra as pessoas sem dotes, o puro interesse pelo dinheiro, a extravagância, a fofoca, a impertinência, e o amor em sua pura forma, são muito bem retratados. O foco desse livro foi mostrar a contradição entre a “razão” de Elinor e a “sensibilidade” de Marianne; ambas formas muito diferentes de lidar com a vida. A primeira é muito cautelosa e esconde seus sentimentos até de si mesma, e a segunda não tem medo de mostrar o que sente para o mundo. Apesar de muito diferentes, elas se completam, pois uma ajuda a outra nas dificuldades. A autora consegue mostrar os pró e contras de cada, e no fim nos leva a crer que o ideal é o equilíbrio entre ambos.
“Não tenho medo de mostrar meus sentimentos e de fazer coisas imprudentes, pois acredito que o que não se mostra, não se sente. Coisa que talvez surpreenda muito a você, pois os seus sentimentos são tão guardados que parecem não existir realmente.” - Marianne falando sobre o que sente para Elinor.




É uma narrativa muito mais “séria” que “Orgulho e preconceito”. Apesar de também ter os bailes, jantares e passeios, onde sempre acontece alguma discussão que é a diversão do livro, esse livro é bem mais contido. Acredito que o foco dele é se aprofundar nos sentimentos dos personagens e na descoberta dos mesmos. E isso pode fazer algumas partes ficarem meio “monótonas”, mas como eu adoro a forma que a Jane escreve, eu nem achei isso um ponto negativo (Não tem jeito. Nunca vou conseguir dizer que um livro dela é ruim! hahah). Ele não é um livro que tenha muitas citações dignas de se colocar no tumblr. É uma narrativa contínua e simples, mas muito bem feita. O fato de a autora relatar o simples cotidiano das irmãs faz com que esse livro se torne tão íntimo de quem lê.



“Dependendo das circunstâncias e do momento, uma qualificação pode ser levada muito acima do seu real valor; muitas vezes, ao contrário, pode ser rebaixada pela tendência a se considerar que nascer em berço de ouro é mais importante do que ter bom caráter.”


Uma coisa bacana também é que a autora nos faz duvidar do caráter dos personagens (principalmente dos homens) ao longo da narrativa. Os personagens bonzinhos podem não ser tão bonzinhos assim, pois muitos deles possuem segredos sobre o passado, e aos poucos eles vão sendo revelados. E você fica na dúvida se vai terminar como você achava que iria... Eu me impressionei várias vezes com as revelações. Ficava tipo NÃO ACREDITO NISSO! E eu lia mais umas 40 páginas de uma vez só, só pra saber a verdade sobre tudo. Tem muitas reviravoltas, e isso é o que faz o livro ser envolvente!

Enfim, acho que todos deveriam dar uma chance a esse livro u.u É uma experiência muito boa! Amantes de livros românticos vão adorar! <3
Era isso que tinha pra vocês hoje! O que acharam?
Beijos e até mais!

You Might Also Like

24 comentários

  1. Hm, parece legal você falando do livro c: *~le colocando na listinha huieheihuiehu*

    [Naka Pyon!] - Visite!

    ResponderExcluir
  2. Espero que você consiga cumprir suas metas de ler os livros logo! Eu não conhecia a autora. O livro parece bom e eu gosto de histórias que se passam em datas passadas, essa no caso é no século XIX. Apesar dos poucos aspectos sobre as duas irmãs que você citou, eu pude me identificar com a Elinor. Ótimoa resenha.

    Andressa, estou em uma competição de blogs e quero deixar minha derrota menos feia. Você poderia votar em mim? O site é esse aqui: www.soqnunca.com a votação está logo quando você entra nele. Agradeço desde já.

    ♡ Chu, www.wh-asia.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Esse ambiente é um dos meus favoritos também! É ótimo para histórias de amor <3
      Yuno, me desculpe mas só vi seu pedido agora ): acho que a competição já deve ter acabado... Desculpe!
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu acho que o livro deve ser muito bom, mas infelizmente não é muito meu gênero.Porém, se fizerem um filme com a mesma excelência de Orgulho e Preconceito, eu veria sem dúvidas!

    Parabéns pela resenha menina dos olhos bonitos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi a adaptação que fizeram desse livro! Mas espero que seja a altura x.x
      Obrigada >.<

      Excluir
  4. Oie Andressa =)

    Não consigo gostar da Jane Austen =/
    O único que consegui levar a leitura até o final foi Orgulho e Preconceito e olha que foi sofrível viu rs...
    Que bom que você conseguiu curtir a leitura ^^

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que pensava que não existe alma viva que não gostasse de Jane Austen! Hahahah
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, quero ler Jane, mas quero começar por Orgulho e Preconceito. Depois que eu ler OeP com certeza lerei Razão e sensibilidade, ainda mais depois da tua resenha. Cara, como é ótimo saber que os relacionamentos são o ponto forte de Jane. Amo quando os relacionamentos entre os personagens são bem elaborados! Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma ótima forma de começar! Já que é o livro mais famoso e por enquanto é o meu preferido!
      Sim! Eu adoro livros com personagens marcantes! Faz eu amar um livro!
      Beijo!

      Excluir
  6. um dia destes tenho que ler um livro de Jane Austen já que toda a gente elogia a sua escrita. Sinceramente, eu não sei se acharia os seus livros monótomos porque eu gosto que eles tenham algo mais do que descrições sobre o quotidiano.
    hora-decisiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom *-* então vais adorar os livros da Jane!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Parece ser bem legal este livro, nunca tinha ouvido falar, nem do autor :c, adoro livros desse tipo, vc fica abismado, tipo " COMO ASSIM ? QUE ? NÃO CREIO " hdaosdha são os melhores ! Adorei a resenha :3, e obrigada por me aceitar como afilliada, já linkei vc também >3<

    Beijos ! / i-n-the-clouds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaahahah sim! Livros que surpreendem! Adoro!
      Que isso, flor! Obrigada a vc! Beijo!

      Excluir
  8. Oi Andressa!
    Ah, eu tenho muita vontade de ler algum livro da Jane de tanto que a Mel do Serendipity fala bem dela <3
    Sua resenha ficou incrível, fiquei com mais vontade ainda de ler ele hahaha
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bianca *-*
      Cara, é impossível existir alguém que não goste de Jane Austen! Ela é demais! Haha
      Beijo!

      Excluir
    2. Opa acabei de encontrar aqui nos comentarios hahahahahah que estranho t.t

      Excluir
  9. Que incrivel ler resenhas de clássicos e não de livros da moda!
    Nunca li nada dela, mas quero muito ler Orgulho e Preconceito!
    Beijo, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk obrigada *-* é que sinceramente os "livros da moda" não me chamam nem um pouco a atenção... Prefiro os clássicos! E tem tantos que eu ainda não li!
      Beijo!

      Excluir
  10. Cara, eu preciso urgentemente ler Jane Austen. Tirando que as edições dos livros são uma mais bonita que a outra rs ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem cada capa linda!!! Eu ainda vou comprar uma coleção bem bonita dos livros dela <3

      Excluir
  11. Olá Andressa!

    Primeiramente, que capa linda do livro... Esse sim, já com a cara deixa a pessoa folhear as páginas! o/
    Mas sim com suas resenhas parece bem interessante conhecer o livro o/

    hehe obrigada por comentar sobre do meu cachorrinho, ele é lindo e está se adaptando aos poucos em casa. rs

    Kiss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda né! Capa dura, coisa mais linda! hehe
      Obrigada! Beijo!

      Excluir
  12. não conhecia mais foi para a minha listinha.
    Adorei a resenha.
    sorriso4met4lico.blogspot.com

    ResponderExcluir

Instagram

Facebook

Instagram