O Pálido Ponto Azul

11:43

Pálido Ponto Azul é uma famosa fotografia da Terra feita pela sonda Voyager 1 a 6,4 bilhões de quilômetros de distância. Inspirado nela, o astrônomo Carl Sagan fez este belíssimo texto que está reproduzido em parte a baixo e em totalidade no vídeo.




"Considere novamente esse ponto. É aqui. É nosso lar. Somos nós. Nele, todos que você ama, todos que você conhece, todos de quem você já ouviu falar, todo ser humano que já existiu, viveram suas vidas. A totalidade de nossas alegrias e sofrimentos, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e saqueador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e plebeu, cada casal apaixonado, cada mãe e pai, cada crianças esperançosas, inventores e exploradores, cada educador, cada político corrupto, cada “superstar”, cada “lidere supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali, em um grão de poeira suspenso em um raio de sol.



A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pense nas infindáveis crueldades infringidas pelos habitantes de um canto desse pixel, nos quase imperceptíveis habitantes de um outro canto, o quão frequentemente seus mal-entendidos, o quanto sua ânsia por se matarem, e o quão fervorosamente eles se odeiam. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, em sua gloria e triunfo, eles pudessem se tornar os mestres momentâneos de uma fração de um ponto. Nossas atitudes, nossa imaginária auto-importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, é desafiada por esse pálido ponto de luz.

Nosso planeta é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda essa vastidão, não há nenhum indício de que a ajuda possa vir de outro lugar para nos salvar de nós mesmos. A Terra é o único mundo conhecido até agora que sustenta vida. Não há lugar nenhum, pelo menos no futuro próximo, no qual nossa espécie possa migrar. Visitar, talvez, se estabelecer, ainda não. Goste ou não, por enquanto, a terra é onde estamos estabelecidos.

Foi dito que a astronomia é uma experiência que traz humildade e constrói o caráter. Talvez não haja melhor demonstração das tolices e vaidades humanas, que essa imagem distante do nosso pequeno mundo. Ela enfatiza nossa responsabilidade de tratarmos melhor uns aos outros, e de preservar e estimar o único lar que nós conhecemos… o pálido ponto azul.”


Carl Sagan.
Feliz Ano Novo e um belíssimo 2015!
São os desejos da autora deste blog.
p.s: Obrigada à todos os meus leitores queridos que sempre aparecem por aqui e deixam um "olá", leem minhas postagens e são sempre muito carinhosos! Só tenho a agradecer pois vocês estimulam que eu continue aqui <3 Adoro vocês! Em 2015 tem mais!! (tenho 1 resenha pronta, só não vou falar de que livro)

You Might Also Like

16 comentários

  1. Oi flor, passei pra agradecer seu carinho comigo e meu blog
    Eu desejo que nesse 2015 que já chegando já já tenhamos muitas realizações, motivações diárias, saúde e paz para viver e ler muito!
    Que nossos maiores anseios se tornem realidade baseado nas nossas lutas e fé!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Desejo tudo em dobro pra você (:

      Excluir
  2. Bom, a única coisa que eu tenho a dizer à você é: Feliz 2015 o/

    MadnesShoujo | [visite]

    ResponderExcluir
  3. Incrivel como somos insignificantes né?
    E ainda tem gente que acha a última bolacha, hahaha
    Feliz 2015! Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha verdade! Essas pessoas deveriam ler esse texto xD
      Beijo!

      Excluir
  4. Ai que lindo Dessa!!! Fiquei emocionada de verdade com as palavras! Chorei e tudo hehe
    E também fiquei com muita saudade de visitar você e ler seus posts e você já me chega assim?? hahaha <3 Infelizmente o blog ainda não volta a ativa, mas eu volto a frequentar a blogosfera. Muitas felicidades e postagens nesse ano novo. :3
    sono-otaku-sekaide.blogspot.com.br

    Kissus~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mio-chaaan :3
      Hahahah que amor <3 obrigada! Eu sempre volto meio "do nada" msm. Tem que se acostumar hehe
      Pois é, tanto o seu blog como vários outros que eu gosto estão postanto menos agr ): sinto falta!
      Pra vc tbm, minha querida! Beijo!

      Excluir
  5. Olá!
    Gente, amei o texto/vídeo... Nos faz lembrar como somos pequenos... E a narração do Guilherme Briggs só deixa tudo melhor. Amo a voz dele.
    Feliz 2015! Um ano espetacular pra você com tudo que há de bom <3
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acredito que ele é meu narrador favorito!! S2
      Obrigada, pra vc tbm, querida!

      Excluir
  6. Amo esse tipo de texto, que faz a gente refletir sobre nossa existência aqui na terra. Amei o post.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto, do vídeo (principalmente da narração). Esse gênero reflexivo é um dos mais interessantes pra mim, e o texto e o vídeo faz mostrar o quanto somos pequenos em meio a esse universo imenso. Parabéns pelos leitores, e um feliz 2015 para você também!

    ★ We♥Asia | www.wh-asia.net

    ResponderExcluir
  8. Eu não assisti o vídeo ainda, porque meus fones de ouvido não estão por perto, e tem pessoas ao meu redor D:. Mas já deixei nos favoritos, e assim que der vou assistir.
    Essa foto tirada da terra, eu vi hoje no começo do filme "Homens, mulheres e filhos", e logo que vi ela no seu blog, me interessei... Pretendo pesquisar mais. Adoro saber sobre o Universo, Planetas, Terra, Sistema Solar e coisas do gênero. :3

    Um beijo.
    psicot-i.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Não conheço esse filme!
      Se vc gosta de coisas relacionadas ao universo adoraria o livro "breve historia de quase tudo". Ele é bem bacana! Beijo!

      Excluir

Instagram

Facebook

Instagram