Como comecei a gostar de ler...

16:59

Esse post foi feito a algum tempo atrás, mas só agora estou postando. Não o fiz antes por achar que ele não estivesse bom o suficiente. Mas, vou correr o risco desta vez. Beijos. Andressa.

Talvez o que tenha me inspirado a fazer esse post foi a declaração de um psicólogo na tv esses dias. Eles estavam discutindo sobre a infância e crianças solitárias... E o psicólogo disse o seguinte (não foi bem assim, mas foi quase a mesma coisa): "Não há necessidade dos pais manterem a criança entretida 24 horas por dia! Geralmente as crianças solitárias são as que mais pegam gosto pela leitura, desde cedo. E isso não vai acontecer quando os pais ficam o tempo todo querendo que ela esteja brincando de alguma coisa na companhia de outra pessoa adulta (babá)." Sinceramente achei isso genial, pois faz todo o sentido pra mim, que sempre fui solitária.



Daí eu comecei a lembrar de como eu comecei a querer aprender a ler, e a gostar disso... Foi com 4 anos. Meu pai lia gibis da Turma da Mônica pra mim. Ele imitava as vozes dos personagens e eu me matava de rir. Tenho até hoje minha primeira revista que tá sem capa de tanto que eu folheava. Quando meu pai terminava de ler, eu pegava a revista e ficava lembrando do que acontecia em cada quadro, tentando adivinhar o que estava escrito. Eu ficava frustrada de não saber o que estava escrito. Queria ler que nem meu pai!

Eu adorava a Magali!! Meu pai costumava me chamar de "Magricela", que nem ela, quando eu era criança xD

Foi aí que eu comecei a incomodar minha mãe (que é professora) pra me ensinar a ler. Quando a gnt saía na rua, eu ficava perguntando "O que tá escrito naquela placa?", "E ali?", "E naquela lá?"... Bom, daí ela se obrigou a me ensinar. Com 6 anos eu já sabia ler de tudo, e era uma puta chata porque lia todas as placas na rua hahahah.

Um dos meus livros favoritos de infância!
Não sei como foi com vocês, mas na minha escola nós eramos "obrigados" a ler livros pré-determinados pelo professor durante o ano, e fazer resenha deles. Livros como O Cortiço, A Moreninha... Eu tinha 10 anos, cara. Não tinha capacidade pra compreender esses livros!!!!!!!!!!!!!! Por isso entendo o porque de tanta gente não gostar de ler. Ao invés de simplesmente deixar que a criança escolha o que ela quiser ler... Não! Eles obrigam! Não é assim que deveria funcionar...
E na minha opinião, o Gibis e Hqs são os melhores lugares para começar!!! E é indicado por muito educadores para a alfabetização. Isso deveria ser posto mais em prática...

Agradeço muito por esse pequeno estímulo que recebi do meu amado pai e mãe. A leitura faz toda a diferença na vida <3

Segundo a minha página do Skoob li 85 livros, mas acredito que seja mais, pois muitos livros que li eu esqueci o nome... Só de gibis eu li mais de 100... hahahaha
No momento estou lendo 2: Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski, e Na Natureza Selvagem de Jon Krakauer. Muito bons, por enquanto :D
E vocês como começaram seu gosto pela leitura?
Se você gostou desse tema e quiser falar sobre ele no seu blog, vá em frente! Pode virar uma Tag, se vocês quiserem! Só dizer que tiraram a ideia daqui :D
Era isso! Beijos, e até mais!

You Might Also Like

19 comentários

  1. Post muito fofo! Estou pensando em fazer como tag mesmo! Comecei assim, pequenininha também :D

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol haha
      Gostarei de ler no blog sobre esse tema! :3
      Beijos!

      Excluir
  2. Não sei porque eu comecei a ler. Nem sei porque me interessei pela leitura. Quando eu aprendi a ler (entre os seis e sete anos) eu gostava de ler tudo. Para treinar a leitura. Eu lia mais para ser a melhor aluna da classe, para saber ler bem. Mesmo assim, quando a professora passava um livro pra gente ler eu até gostava, de folhear as páginas e procurar as palavras.
    Acho que foi no ano passado. Eu já lia de tudo - gibis, livros com imagens e etc. -, mas um livro de trezentas páginas e sem desenhos pra mim era totalmente sem graça. Mas minha prima Aline dizia que era legal e tudo mais, então, só pra imita-la, comecei a ler também.
    Meu primeiro livro foi A Pirâmide Vermelha. Foi nesse livro que eu descobri que sim, eu gostava da leitura. Desde então não parei mais. Porque os livros são a fonte de tudo e, como disse esse gif, eles passam uma mensagem: você não está sozinho.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente *-* Que bom que pegastes esse gosto pela leitura Belle! Quando a gnt lê algo por que gosta, e aproveita o momento, é a melhor coisa que tem!
      Adorei seu comentário <3

      Excluir
  3. Antigamente eu achava que tinha que se ler os clássicos mesmo na escola, mas agora, depois que virei professor, minha visão mudou bastante. Acredito que ao invés de formar leitores ideais que leem clássicos, deve-se formar leitores e depois lhe oferecer clássicos. Dar um clássico para uma criança é impraticável.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partilho da mesma opinião! Os clássicos brasileiros ou não são ótimos na sua maioria! Mas uma criança que não tem muita base não entende nem metade :/
      Obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  4. Esse post é de muita relevância, não entendo porque demorou para posta-lo. HSUAHSUAHS

    Você aprendeu a ler muito jovem e isso é invejável, eu sofri para aprender a ler na escola, lembro da minha prova de leitura como se fosse ontem. Todos os alunos tinham que ir a sala da diretora e ler para ela um texto. Apesar de estar mega nervoso, eu gosto dessa lembrança. hahahaha

    Guarde com muito carinho suas revistinhas, elas são o seu tesouro intimo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece... Eu me empolgo escrevendo e daqui a pouco não tô tão animada haha

      Eu no seu lugar teria pegada um trauma disso :/ Ensinar "na marra", com base no medo e na pressão, não é coisa boa rs

      Estão guardadas ♥ Tenho todas!

      Excluir
  5. Eu sempre gostei de livros. Minha mãe me pos na escolinha bem cedo e não gostava muito de brincar, gostava mais de fazer atividades de coornação motora e ficar mais sozinha. Quando eu tinha uns tres anos e via todo mundo lendo e queria ler tambem. Eu so tinha meu cachorro e minha bonecas de companhia na maior parte do dia queria algo novo ai eu tanto enchi minha mae e ela me ensinou a ler. Com 4 anos eu ja lia bem e nao parei mais. Ate repeti o 1º ano na escola porque não tinha idade pra passar pra outra série, mas já era alfabetizada.
    Eu leio de tudo desde sempre, eu leio até bula de remedio se nao tiver nada pra ler. Eu vou no banheiro e to lendo os frascos de shampoo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu comecei por livro pequenos, mas lembro que na 2º série eu li um livro de 200 paginas e ficaram espantados kkkkkkkkk. Eu não tive muito incentivo, foi uma coisa mais natural mesmo, pois era o unico lugar que eu me encontrava. Nunca tive amigos nem nada e minha mae e meu pai estavam sempre fora então só me restavam os livros. Eu também amava e ainda amo o filme da Matilda, acho que ela foi minha inspiração. Adorei a postagem.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha vcs é das minhas! Também leio os frascos de shampoo hahah
      Apesar da solidão nós ganhamos muito com os livros, Nami! Ganhamos até uns amigos, né? Pelo menos eu via alguns personagens como meus melhores amigos! haha
      Obrigada por compartilhar suas lembranças :3
      Beijos!

      Excluir
  6. Começei a gostar realmente de ler livros ou qualquer coisa do tipo ano passado e depois que virei uma amante de livros percebi o quanto de tempo eu tinha perdido, sinceramente ler é um dos maiores prazeres da vida, e posso dizer com certeza que sou outra pessoa. Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você descobriu essa maravilha da vida, que é ler, Letícia! *u*
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu simplesmente sempre amei ler ! Desde pequena,mais ou menos até os meus 7 anos de idade eu só lia histórias de princesas,essas coisas sabe?Ai eu comecei a me interessar por outros tipos de livros! Hoje eu gosto de livros mais grandes,de ficção,drama,romance,essas coisas assim !
    Beijos !

    dudynhaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Eu adorava a história da Pequena Sereia :3 e das outras princesas tbm...

      Excluir
  8. Sempre gostei de ler dês de pequena. Minha mãe as vezes saía e voltava com um presente, e quando eu abria eram livros! *-* Meus pais me davam muitos livros quando era pequena, e as vezes liam para mim. Até hoje tenho alguns livros de quando era criança guardado comigo. Ler é muito bom, desperta a criatividade. Minha irmã também gosta de livros rs
    Minha mãe me ensinou a ler e com muita dificuldade eu aprendi kkkk Quando não sabia eu "tentava" ler algumas coisas e acabava falando coisas nada ver kkkk enfim, adorei o post (:
    Acho que a criança que está aprendendo a ler, tem que escolher o próprio livro que sentir vontade, e não ser obrigada a ler o que não quer '-' é chato isso.

    ResponderExcluir
  9. Aprendi a Gostar de ler quando li Harry Potter e a Pedra Filosofal . Antes disso eu lia os livros da escola sem muita vontade e expctativas , pois como você disse eramos obrigados a ler ... Não que eu não gostasse de ler antes .. mas é que Harry Potter mudou completamente a minha visão de mundo . Não sei por que eu não tinha(e não tenho) muita vontade de ler HQ e Quadrinhos , acho que eu nunca peguei um de verdade para ler ... No momento estou lendo Senhor dos Aneis - Sociedade do Anel .
    Um Beijo , e até a Próxima !

    Fantasamas&Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter marcou minha pré-adolescência! Tenho um carinho mt grande por todos os livros dessa série <3
      Acho que vou fazer um post sobre Hqs pra ver se vc encontra algum que goste! Que tal? ;D
      Senhor dos Aneis é mt bom! Ótimo gosto vc tem hahah eu adoro o segundo livro dessa trilogia! Mas pra falar a verdade todos são mt bons hahah
      Bjos!

      Excluir
  10. Que história legal! Eu adorava gibis! shauhsausha. E adorava a Mônica, genteeee <3 *u*. Eu também amo amo amooo ler. E acho que, pelo fato de eu ser solitária, peguei gosto por leitura também. Sou filha única, então quem convivia comigo era apenar minha prima que é 1 ano e 9 meses mais velha que eu. Adorei o post... Talvez faça um assim no meu blog. <3

    Um beijo.
    psicot-i.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. não me lembro com que idade comecei a gostar de ler, mas também comecei pelos gibis. meu pai comprava vários e eu devorava tudo no mesmo dia.

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram