Eu quero ser... Médica Veterinária ♥

04:52

Minha linda Preta que infelizmente deixou esse mundo no ano passado :/
Olá todo mundo *-* Como estão vocês?
Este post de hoje será dedicado a 2 leitoras do blog, (uma delas é a Bia :3) que me pediram para escrever um pouco sobre o meu curso: Medicina Veterinária *u* Como eu fico super animada escrevendo sobre isso, então, provavelmente o post será um pouco longo rs AGUENTEM FIRME OwO hahaha


 
Antes de tudo, você deve saber que as matérias variam de uma faculdade para a outra, portanto, as matérias que EU tive provavelmente outras pessoas, de outras faculdades, não tiveram e vice-e-versa. Então, vou tentar escrever da maneira mais geral possível ;)

Duração do curso: 5 anos (10 semestres), sendo que o último semestre é o Estágio Curricular (TCC).

Eu e o Kokoto na Sala de Anatomia
1º ao 3º semestre: Iniciando na Veterinária você começa a aprender o básico do básico. Estudamos as células, ou tecidos, anatomia do corpo como um todo e reações químicas que ocorrem nele. Ou seja: Bioquímica, Histologia, Anatomia, Microbiologia, Estatística (HÃ? MATEMÁTICA? Sim, a desgraçada não deixa a gente NUNCA!), Fisiologia, Genética... Enfim. É só TEORIA, o que torna um pouco maçante o estudo. Por isso muita gente desiste do curso nesses primeiros semestres... (;-_-)

Um dos cachorrinhos do meu Câmpus, que adora um carinho!

4º ao 5º semestre: A partir daqui eu comecei a ter algumas aulas práticas! Mas a maioria delas era com animais mortos (*゚ロ゚) Na disciplina de Patologia nós fazíamos necropsia em animais que já haviam morrido, seja lá por qual doença. Foi o meu primeiro contato com o interior de um animal (profundo isso hahahah). Fazer uma necropsia pode ser muito difícil pra alguns... Mas era uma matéria muito interessante, porque estudávamos as alterações que ocorrem no corpo quando ele é acometido por alguma doença. Aprendemos a investigar os órgãos e descobrir alterações nele... Eu gostava. Além disso, nós começamos a conhecer medicamentos e técnicas de diagnóstico que são usados numa clínica. Fizemos análises
Muito estudo e.......... um RATO? HAHAHAHA
e sangue, urina, fezes... Nós mexemos em animais vivos também, mas só fazíamos o básico, tipo, coletar sangue. Eu fiz toque retal (isso mesmo g-g) em uma vaquinha *U* HAHAHAH só eu me animo com isso? u-u Foram semestres de muito aprendizado! <3

6º semestre: Esse semestre eu acabei de terminar xD FINALMENTE estudamos as Doenças
 Infecciosas (〜 ̄▽ ̄)〜〜( ̄▽ ̄〜) Eu ADORO estudar as doenças! Porque elas ocorrem, como ocorrem, o que acontece no animal... Foi bem interessante *U* Mas ainda não nos aprofundamos na parte “tratamento”, porque isso eu vou estudar só semestre que vem D: Tive Doenças Parasitárias também, daí estudei um monte de bichinho nojento (larvas, lombrigas, tênias, pulgas, carrapatos...) AAAAH, ainda bem que já passou HAHAHAH

Próximos semestres: Dizem que só piora! Mas se você chegar ATÉ AQUI, não desiste mais HAHAHAHA. É que começamos a estudar Clínica Médica a partir daqui! Ou seja: você pega TODOS OS OUTROS SEMESTRES e junta em 1 matéria só, todas as 8327875285 doenças existentes no mundo + os 1478247 tratamentos possíveis e SE VIRA! Oooooooou seja: tem que estudar PRA CARAMBA se não se fode bonito! Vai ser difícil. Mas eu nunca disse que seria fácil fazer, né? ;) Também teremos Cirurgia :O Não sei bem como vai ser, mas dizem que não tem muita aula prática, até porque a gente não pode fazer cirurgia em animais vivos, né? É proibido! xD

 

É importante eu te dizer mais uma coisa: ser veterinário não é apenas fazer Clínica. No meu texto eu só citei a Clínica porque é isso geralmente que as pessoas querem, mas o veterinário está em muito mais lugares do que a gente imagina. Um veterinário pode atuar na inspeção de carnes e leite, no melhoramento animal por meio da genética, em uma prefeitura no setor de Controle de Zoonoses (zoonoses significa: doenças que são transmitidas do animal pro homem), especificamente dentro de um laboratório fazendo pesquisas e diagnósticos, em agropecuárias... Os caminhos são MUITOS!
E dependendo a faculdade que você escolher, você pode ter um contato com essas áreas diferentes.


OUTRAS COISAS: (づ ¯ ³ ¯) づ

 As aulas geralmente são em período integral, ou seja, começa às 8 da manhã e termina só às 6 da tarde, muitas vezes. Sim, é cansativo pra caramba, não dá tempo de fazer estágio e nem trabalhar. E ainda tem tio meu que fala: “Bah, mas você SÓ estuda?” :/
 É um curso difícil e tem que estudar MUITO. Às vezes é preciso deixar os amigos e festas de lado e se dedicar!
 Você tem que ter um estômago forte! Você não vai mexer com cachorrinhos fofinhos o tempo todo! Nas Clínicas o que mais recebemos são cachorros/gatos que sofrem maus tratos ou com lesões bem feias (bicheiras, osso pra fora da perna, cheio de vermes...). Tem que ter coragem pra não sair correndo e chorar num cantinho!
 No curso nós aprendemos um pouco sobre cada espécie: gatos, cachorros, cavalos, vacas, porcos, ovelhas e aves, são os principais. Ou seja, aprendemos as doenças de cada um deles e todas as particularidades anatômicas. Dá pra imaginar que É MATÉRIA PRA CARAMBA! Mesmo que você queira
só cachorros, por exemplo, você tem que estudar os outros também, porque é obrigatório do curso :/ Veterinário formado tem que ter uma visão de tudo!
Tem poucas matérias voltadas para animais silvestres ): As faculdades ainda estão muito carentes de matérias nessa área. Na minha faculdade, então, nem se falam em animais silvestres... O que é muito ruim, pois eu me interesso, mas nunca tive contato...


Bom, desculpa se fui muito extensa no texto, mas espero que ele tenha esclarecido as dúvidas de alguns >.< Se você quiser me perguntar algo, ficarei feliz de responder!
E se você persistir no sonho e fizer veterinária: Parabéns você escolheu um dos cursos mais lindos e gratificantes que existem! Porque tratar de pequenos que não falam, é um dom e tanto! E o melhor de tudo: eles te recompensam com todo aquele amor incondicional <3
Beijos, e até mais!

You Might Also Like

10 comentários

  1. Yooooo, eu acho veterinária uma profissão tão diwa :3 kkkkk. Eu quero ser médica (sooonhaaar mais um sonho impossíveel kkk),então já tenho que começar a estudar desde já se quiser passar em uma universidade (sim,além de tudo sonho com universidades públicas kk) e já to me planejando ><
    Boa Sorte com sua faculdade e gambatte \o/

    Kissus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH Que isso Bia-chan u-u
      Pra fazer o meu curso tbm tive que estudar HORRORES pra passar em uma pública! Não consegui da primeira vez, e tentei de novo e daí entrei /o/
      Se EU consegui, você consegue <3
      FIGHTING! HAHAHA

      Excluir
  2. Tô APAIXONADA pela imagem do início, sério, que lindaaaaaaaaaaas ç-ç Dói meu coração ver uma foto do dono com um cachorrinho que já morreu :/ Mas aposto que ela foi super bem tratada!
    VOCÊ FEZ A POSTAGEEEEEEEEM ♥ ♥ ♥ Só me deu mais vontade ainda de cursar medicina veterinária! Imagino tu escrevendo o post com os olhos brilhando hahahhahahaha! Ahhhhhhh, tem matemática? Ç-Ç Bom, pelo menos é em uma só matéria. Meu problema vai ser lidar com os animais muito machucados, sabe? Vou acabar chorando ahahahhaha. Mas tem que se acostumar! O que é aquilo em cima da mesa na aula de anatomia? ._. "com o interior de um animal (profundo isso hahahah)" hahahahahahha, literalmente. Anatomia deve ser uma aula legal, vai. TOQUE RETAL? Meu deeeeeeeeeus! É, tem que gostar muito dos bichinhos pra ter coragem de fazer isso hahahahhahahahha. Que linda a foto do teu jaleco ♥ Só de ler essa postagem me animou mais ainda a cursar MV *-* É tão legal ver você falando tão animada do teu curso, Andressa hahahaha. Adoro ver gente fazendo o que gosta e com certeza vou entrar pra esse tipo de gente! Tem umas coisas meio "desafiadoras", mas com o tempo a gente se acostuma hahahahha, nem todo curso vai ser 100% legal, mas aposto que veterinária é pelo menos uns 90% u-u

    Uma das melhores postagens de todas ♥
    Beijoooooooo
    release-ur-imagination.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bia *------------------* Minha pequena teve uma vida longa, apesar de eu querer que ela tivesse vivido mais ):
      Na verdade a matemática CHATA, é só no inicio. Mas tem muitas matérias que você tem que fazer cálculos... Mas são fáceis! Tipo regras de 3, sabe? MOLEZA ;)
      Sei que pode ser dificil, mas os professores ajudam, eles acalmam a gente :D e com o tempo se torna tão normal que a gente fala de coisas nojentas até durante o jantar sem nem se importar hahahaha eu sou bem assim pelo menos g_g
      Ali na mesa é uma cabeça de um cavalo (eu acho) cortada ao meio, daí você pode ver a parte de dentro dela :D Tá meio ruim na imagem mesmo...
      HAHAHAHAH é que a faculdade você só vive uma vez né...Tem que aproveitar as oportunidades e fazer quantos toques retais forem precisos /o/ HAHAHAHAHA

      Oooooww, Bia *---------* Torço para que você alcance esse sonho!!! E fico muito feliz de saber que vou ter mais uma "colega"! HAHAHA Acho que sua porcentagem foi bem precisa HAHAHA Porque apesar de matérias chatas e professores malas, sempre tem aqueles que tem incentivam e que fazem as aulas valerem a pena <333 e eu amo sabe? :3 espero que você goste tbm!

      Beijos <3

      Excluir
  3. Oh my... Que lindo! Amei o post, as fotos, tudo!
    Eu tenho uma amiga que quer ser veterinária também. Eu adoro animais também, mas não sei se teria coragem e tal, não saberia reagir... E outra que medicina não é meu forte, em aspecto algum!
    Hahahaha nossa ^.^' Adorei!
    sono-otaku-sekaide.blogspot.com.br

    Kissus~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adihjojasfdihsaf que bom que gostou Mio-chan :3
      Realmente, medicina é complexo. Admito que Medicina Humana eu NUNCA conseguiria seguir em frente, mas veterinária é mais tranquilo, pra mim xD

      Beijos!

      Excluir
  4. Amei esse post, sério <3 quando eu era pequena queria ser veterinária *ooo* mas depois que minha prima tocou no assunto de sacrificar animais eu fiquei meia assim :/ aliás é uma dúvida que tenho: a pessoa que faz medicina veterinária e começa a atender em clínicas é obrigada a praticar eutanásia? As vezes eu penso ainda em um dia cursar medicina veterinária, mas quando penso na possibilidade de sacrificar um animal eu perco toda a coragem, pois me sentiria muito culpada ç.ç
    Que linda sua Preta <3 é muito dolorido perder um animalzinho, faz três ano que perdi minha Pitucha, ela morreu de cinomose. Foi duro ver ela perdendo a cada dia os movimentos do corpo.
    Sério, animais são tudo de bom <3 eles realmente sabem amar sem pedir nada em troca.
    Post perfeito, ficou tudo bem explicadinho *u*

    Beijinhos, Andressa!
    p.s: a primeira foto é perfeitamente perfeita <3

    Senhorita Bru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha meu sonho começou na infância tbm! <3
      Não, o veterinário não é "obrigado" a fazer. Mas se por algum motivo o proprietário QUER eutanasiar seu animal (sim, acontece mt disso), e você não se sente bem com isso, você pode muito bem dizer que não, e recomendar que ele procure outro veterinário.
      Muitas vezes quando um bichinho está em estado terminal, muito debilitado, sofrendo... a eutanásia é uma opção, mas NUNCA é a unica... :/ sempre devemos presar pelo bem estar dos bichinhos e tentar de TUDO para salvá-los.
      Nenhum veterinario se sente bem fazendo isso, eu por exemplo ainda não tive coragem de ver sendo feita. Mas sei que eles não sofrem com ela, pois é feita uma anestesia bem profunda antes. Eles morrem dormindo :/
      Bom, espero que vc persista nesse sonho <3
      Obrigada pelo comentário :3

      Excluir
  5. Olá... Então, aí vai talvez um comentário um pouco grande. E pretendo fazer algum post/vídeo sobre isso.

    Bom, eu AMO animais, especialmente gatos e cachorros. Já tive peixes, coelhos(as), gatos(as), cachorros/cadelas e passarinho (ainda bem que ele fugiu \o/ odeio animais presos, eu tive quando eu tinha mais ou menos uns 5 anos... Nem entendia. Hoje vejo que eu não devia te-lo prendido). Eu já salvei uma gatinha. Eu estava na praia, e encontrei o filhotinho de gato perdido e com fome. Então, eu e meus pais aguentamos por mais de uma hora e meia um mini ser miando muito no carro, para depois colocarmos para adoção. ^.^ Deu uma sensação tão boa, sabe? Depois dos meus 18 anos, pretendo ser voluntária em alguma ONG para animais abandonados. <3
    E deve ser uma sensação maravilhosa ajudar algum animal, tipo salvar uma vida ou fazer a dor dele passar... Ai que maravilhoso. <3
    Eu pensei uns anos atrás em fazer faculdade de Jornalismo, ou Publicidade e Propaganda ou sei lá, qualquer coisa na área. Maaas, a alguns anos fiquei bastante interessada em ser Médica Veterinária. <3 <3 E cá estou eu, suuuper curiosa para tudo. Uma dúvida: as aulas são integrais. Ok. São de Segunda a sexta, normal? Eu sempre quis saber isso. :v suahsua. Sério,eu não sei como funciona na faculdade. Ainda tenho quatro anos e meio para decidir, mas já estou quase decidida que quero fazer faculdade de Medicina Veterinária.

    Ótimo post. <3 Deve dar uma dó estudar animais mortos, gente. :c Mas deve ser da hora ao mesmo tempo. :v (a louca).

    Um beijo.
    psicot-i.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. KKKKKK uou, ficou um comentário enorme! E eu adoro isso! Kkkkkk
    Foi um gesto muito bonito de sua parte ajudar um gatinho <3 minha cadelinha eu tirei das ruas tbm, mas não consegui dar pra adoção. Está comigo até hj!

    As aulas são de segunda a sexta, sim, e o dia todo! Teve alguns poucos semestres que não era integral todos os dias. Mas todo dia tinha pelo menos 1 aula! Acredito que a maioria das fauldades de veterinária são assim pq é muita matéria!

    Kkkkkk se vc quer msm veterinária, acaba se acostumando a ver bichinhos mortos. É a forma que temos de aprender pra salvar os vivos ;)

    Obrigada, Yasmin! Espero que você persista no seu sonho! Pesquize mais na internet, veja quais a faculdades tem o curso aí na sua região e sempre que quiser me deixe um comentário com dúvidas ;)
    Beijo!

    ResponderExcluir

Facebook

Instagram